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Ansiedade na pandemia: Como lidar?

O que você faz quando está ansiosa? A ansiedade pode aflorar em algum momento de nossas vidas em alguma situação vivida de estresse ou trauma. E com o isolamento social, estes sinais de ansiedade na pandemia podem ocorrer a qualquer momento do dia.

O mais importante é você manter a calma, não criar motivos para pânico. Respire fundo, feche os olhos que tudo vai ficar bem.

Para manter a saúde mental em dia, recomendo filtrar as notícias, inclusive quando se trata da pandemia da covid-19, em que somos bombardeados pelos noticiários desde o momento que acordamos até a hora de dormir. Busque ler somente notícias com fontes seguras e evite as fake news.

Dê um descanso a TV, tablets e celulares. Ahhh, lembrando se você faz parte de grupos de WhatsApp, Telegram e outros, o melhor a fazer é silenciar ambos. Assim você terá mais tempo para cuidar da sua saúde mental.

Ler um livro, ouvir músicas, assistir um filme ou fazer outras funções pela sua casa, vai te ajudar a distrair e criar novos hábitos que antes você não estava acostumada a fazer.

Que fique claro, não sou nenhuma profissional da saúde. Mas quero compartilhar um pouco da minha vivência como uma pessoa ansiosa e dividir um pouco do que faço quando estou nos momentos de ansiedade na pandemia.

Meditação
Foto: Reprodução / Pinterest

É muito comum se sentir ansiosa em várias situações do nosso dia a dia, como ter o primeiro encontro, uma viagem que você aguardou por muitos anos, a expectativa de uma notícia em qualquer área, como trabalhos, etc.

Nos dias em que ansiedade surge, procuro deitar e de imediato controlar a respiração. Respiro fundo e vou soltando o ar lentamente, até sentir que os batimentos e a respiração forte estão voltando ao normal.

Música e meditação:

Outras alternativas são as playlist no Spotify que ajudam e muito. Ouvir meditações guiadas são excelentes para ajudar os momentos em que a ansiedade aparece.

Pode parecer bobeira, mas a meditação ajuda a esvaziar pensamentos e é ótima para o autoconhecimento e ansiedade. Comecei a introduzir a meditação na minha rotina e quando dou conta já estou super relaxada que até pego no sono.

Em pouco tempo que introduzi a meditação já consigo acordar melhor, consigo levar a rotina do dia com menos stress, fico mais ativa e concentrada. E o que tiro de tudo isso é que a meditação promove excelentes benefícios a saúde mental.

É um processo lento que necessita muita disciplina, pois não é tarefa fácil. Aos poucos você vai criando novas rotinas e quando perceber, já está completamente envolvida.

Fiquem atentas aos sinais da ansiedade. Se você sentir que os sintomas são muito frequentes no seu dia a dia, ao ponto de prejudicar em seus afazeres é bom buscar uma ajuda médica de imediato.

Mas vale lembrar que cada pessoa, pode aflorar algum tipo de ansiedade que precise de uma consulta médica. Não é vergonha para ninguém uma ida ao psicólogo ou psiquiatra. São profissionais que irão te receber com muito carinho e caminhar junto com você para ajudar a sua saúde mental.

Meditação
Foto: Reprodução / Pinterest

Estamos vivenciando momentos tão incertos e é estranho pensar como é conviver com o desconhecido, sem saber como será o dia de amanhã e suas consequências. Confesso que estou com medo, angustiada e exausta.

Cansaço mental x físico:

Tem dias que fico produtiva demais e isso acaba virando um cansaço mental enorme. E o cansaço mental é pior que o físico. Se bem que esses dias de quarentena está sendo uma somatória de tudo. Dar conta da casa por completo, trabalhos, entre outras coisas, acabo acordando no dia seguinte super cansada, improdutiva que mal consigo raciocinar.

A ansiedade na pandemia também faz aumentar o apetite pelas guloseimas, doces, chocolates, refrigerantes, fast food e por aí vai. Tem dias que vou ingerindo uma dose de porcarias sem perceber. E que não é nada legal para a saúde. E a conta de tudo isso vai chegar mais a frente.

Mas nem todos os dias são ruins, né? Tem amor, carinho, sorrisos, conversa boa com amigos e familiares, estudos, pesquisas, música, momentos de cuidados com o corpo, meditação e filmes.

Se você está no mesmo barco, não se desespere! O ideal mesmo a fazer e manter a calma e ter muita força de vontade de querer mudar e para melhor.

Tudo isso vai passar, mantenha fé e pensamentos positivos.

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