Artistas brasileiros e mexicano unidos para mostra “En la mirada del otro” na Cidade do México

Share This Article
A arte tem o poder de traduzir sentimentos, revelar identidades e ampliar a maneira como enxergamos o mundo. É a partir dessa perspectiva que os artistas Gerson Fogaça, Sophia Pinheiro e Héctor Vargas-Salazar se encontram na exposição coletiva “En la mirada del otro” (No olhar do outro), em cartaz no Centro Cultural del México Contemporáneo, na Cidade do México. A mostra abre para convidados nesta quinta-feira (29) e recebe o público até 15 de janeiro de 2027.
Com curadoria de Guillermo Clemente Ruiz, a exposição reúne diferentes linguagens artísticas em uma experiência que conecta identidade, memória, cidade e diversidade. Mais do que apresentar produções de artistas com trajetórias distintas, a proposta convida o visitante a refletir sobre como as vivências pessoais e as referências culturais influenciam a percepção do outro.
“O encontro entre os três artistas convida à reflexão sobre os limites do olhar: nossas experiências e referências culturais influenciam a forma como interpretamos o que é diferente. A exposição propõe, assim, um diálogo entre perspectivas singulares da arte latino-americana, sem reduzir suas diferenças a uma identidade única”, afirma o curador.
A pluralidade é um dos elementos centrais da mostra. Enquanto Gerson Fogaça investiga as transformações das paisagens urbanas, Sophia Pinheiro explora questões relacionadas ao corpo, às feminilidades e à natureza. Já Héctor Vargas-Salazar utiliza o desenho e a pintura para abordar a figura humana, a violência e o estranhamento, revelando também aspectos de delicadeza.
Em suas diferentes abordagens, os artistas estabelecem conexões entre a experiência individual e as questões coletivas que atravessam a sociedade contemporânea. O resultado é um diálogo visual que valoriza as singularidades de cada trajetória e amplia as possibilidades de interpretação das obras.
A reflexão sobre a alteridade também permeia a exposição. Em texto publicado no catálogo, a crítica de arte Dayalis González Perdomo destaca a importância de reconhecer o outro e compreender experiências que diferem das próprias. Nesse contexto, temas como migração, desigualdade, discriminação e memória ganham espaço como pontos de partida para pensar a arte enquanto território de encontro, escuta e sensibilidade.
Três artistas, diferentes olhares sobre o mundo
Gerson Fogaça nasceu na Cidade de Goiás e pesquisa, desde a década de 1980, as transformações das paisagens urbanas. Em suas pinturas, cores, formas e sobreposições traduzem o dinamismo e as contradições das cidades contemporâneas. Sua trajetória internacional inclui exposições no Museu Nacional da República, em Brasília; no Museu de Arte Contemporânea de Caracas, na Venezuela; e no Museu Carlos Alonso, em Mendoza, na Argentina, além de espaços culturais na Europa e nas Américas.
Sophia Pinheiro, natural de Goiânia, é artista visual, cineasta e pesquisadora. Sua produção transita entre pintura, desenho, performance e audiovisual, explorando temas como corpo, feminilidades, natureza e imaginário. Doutora em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), integra a coordenação da Katahirine – Rede Audiovisual de Mulheres Indígenas e desenvolve projetos colaborativos com artistas indígenas desde 2015.
Héctor Vargas-Salazar investiga a figura humana por meio do desenho e da pintura, construindo imagens que transitam entre a violência, o estranhamento e a delicadeza. Entre 2008 e 2019, integrou o Taller de Gráfica Popular, onde atuou com litografia, ensino e curadoria. Com exposições em diferentes países, recebeu um prêmio internacional de desenho na primeira Bienal de Cali, em 2022.
Ao reunir essas três perspectivas, “En la mirada del otro” propõe um convite à contemplação e ao reconhecimento das diferenças. Uma experiência em que a arte ultrapassa fronteiras geográficas e culturais para abrir espaço a novas interpretações sobre quem somos e como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor.
Serviço
Exposição: En la mirada del otro
Artistas: Gerson Fogaça, Sophia Pinheiro e Héctor Vargas-Salazar
Curadoria: Guillermo Clemente Ruiz
Local: Centro Cultural del México Contemporáneo — Cidade do México
Abertura para convidados: 29 de outubro de 2026
Visitação pública: até 15 de janeiro de 2027

