Dentista Patrícia Gonçalves fala sobre como empreender na crise da Covid-19

Entrevistamos a dentista Drª Patrícia Gonçalves, cirurgiã-dentista clínica geral, ortodontia, mestranda em disfunção temporomandibular e dor orofacial, para falar um pouco sobre a Covid-19 e empreendedorismo.

Diante deste cenário tão incerto que estamos vivenciando, e sabendo que em breve tudo vai passar, conversamos um pouco com a doutora sobre a sua carreira profissional e ainda deu dicas de como atuar na área.

Confira a entrevista:

Dentista Drª Patrícia Gonçalves
Fotos cedidas pela dentista Drª Patrícia Gonçalves

Fashion à Porter: O que mudou na sua rotina no consultório em relação ao empreendimento do seu negócio?

Patrícia Gonçalves: Na área da saúde temos por dever e obrigação preservar a saúde dos pacientes, equipe e profissionais que atuam naquele ambiente de trabalho, mantendo a biossegurança impecável. Na atualidade devido a  pandemia, redobramos os cuidados incluindo na vestimenta, produtos de higienização e agendamentos mais espaçados, pois a cada paciente atendido, fazemos a higienização para atender o próximo, orientamos que não devem trazer acompanhantes na consulta, salvo menores de idade, a fim de evitar aglomerações na recepção. A quantidade de paciente reduziu-se mais da metade, visto que a maioria prefere retornar aos atendimentos quando a situação melhorar. Ninguém esperava passar por isso e muitos não estão preparados para tal situação, em decorrência disto, haverá muitas empresas que infelizmente fecharão as portas.

Fashion à Porter: Quais são seus próximos objetivos como empreendedora na área odontológica?

Patrícia Gonçalves: Desde antes já venho estudando marketing com foco na Internet, ou seja, aprender a atuar no Facebook, Instagram e outros aplicativos de edição de vídeos e fazer minha própria arte, investi em um sistema de agendamento de pacientes  com prontuário, agendamentos tudo on-line, o próximo passo é gestão, finanças e capacitação da minha equipe sempre com o foco do bom atendimento humanizado aos pacientes. Nesse período de quarentena, tive muito tempo para pensar no que eu quero para mim como profissional e o que eu não quero mais passar. Pensei muito na forma de como mudar e agilizar os processos dentro do consultório

Fashion à Porter: Diante a nova situação da Covid-19, o que vai mudar em relação ao atendimento dos pacientes mesmo seguindo todas as normas de biossegurança?

Patrícia Gonçalves: O paciente quando chega ao consultório já fazemos anamnese e seguimos toda a biossegurança padrão. Seguiremos com o uso de álcool gel.

Fashion à Porter: Cursos e estudos são as melhores formas de investimento para quem quer atuar na área?

Patrícia Gonçalves: Creio que para atuar na área, a pessoa deverá a gostar de lidar com pessoas, suas dores, medos, inseguranças, pois a odontologia até hoje para os pacientes é uma área que gera pânico, então antes de tudo seja humano e depois um bom profissional. Para quem está iniciando foco nos estudos e para quem acabou de sair, espere um pouco para entrar numa especialização, passe por todas as cadeiras e assim irá experimentar um pouco de cada e saber se realmente é  isso que você quer. Estudar e atualizar na área será constante, ser bom profissional não está relacionado a quantidade de diploma que você terá na parede e sim o quanto você se dedicou e focou naquela especialidade. Se você é uma pessoa que adora estudar e fazer cursos faça, no meu caso eu sempre estou atualizando, lendo artigos e procurando saber o que tem de mais novo na odontologia.

Fashion à Porter: Qual a dica que você daria para quem está iniciando na área odontológica ?

Patrícia Gonçalves: Cuidar primeiro da saúde física e mental de vocês, é  uma profissão linda, valorizem-se. Estudem e dediquem-se ao máximo. Valorize o ser humano, veja o seu paciente como alguém que merece toda sua atenção, carinho e respeito. 

Um beijo, Kelly.
signature

Compartilhe este post