Bar ‘secreto’ com robô bartender faz sucesso em Belo Horizonte

Share This Article
Um robô bartender criado com tecnologia da indústria automotiva, drinks autorais que respondem por mais da metade das vendas e parcerias com marcas como a escocesa Macallan e a mineira Lamas Destilaria. Esses são alguns dos diferenciais que vêm posicionando os bares Avra e Whisper como destaques do setor em Belo Horizonte, considerada a capital brasileira dos bares.
Com menos de um ano de operação – sete meses do Avra e cinco meses do Whisper –, os dois estabelecimentos dividem o mesmo imóvel no bairro de Lourdes e são comandados por Alexei Vallerini, Fabiano Aguiar e Vando Fontes, também à frente do grupo Almanaque, que já soma sete casas em operação em BH e Nova Lima, na Região Metropolitana.
O Avra aposta em um ambiente descontraído, no estilo choperia, com foco na excelência em armazenamento e serviço de chope, cardápio com petiscos e carnes no braseiro, além de telões para transmissão de jogos de futebol. A casa serve seis tipos de chope e tem carta de vinhos com mais de 100 rótulos.
Já o Whisper adota uma atmosfera mais intimista, inspirada nos speakeasies dos anos 1920 – bares secretos, escondidos e acessíveis por senha durante a lei seca, quando eram proibidos o consumo e a venda de bebidas alcoólicas no EUA e alguns países da Europa. Funcionando como um listening bar, Whisper tem atrações musicais, piano aberto ao público e DJs. No telão de projeção mapeada, passam imagens realistas e até apresentações de bandas ao vivo gravadas exclusivamente para o bar.
Inovação e tecnologia
Um dos maiores atrativos tecnológicos do Whisper é o robô bartender, único no Brasil, capaz de preparar inúmeras combinações de coquetéis com movimentos automatizados de precisão. “Vi algo semelhante em um cruzeiro all inclusive no exterior. As únicas bebidas que não estavam incluídas no pacote eram as feitas pelo robô. E, mesmo tendo que pagar à parte, havia filas para comprar”, relata Alexei Vallerini, que trouxe a inspiração para o Brasil. A tecnologia mecânica foi adaptada da indústria automotiva, enquanto o sistema operacional foi encomendado de uma empresa brasileira.