Transplante de sobrancelha ganha adeptos no mercado brasileiro

Share This Article
Considerado um procedimento relativamente recente, o transplante de sobrancelha utiliza uma técnica já muito conhecida pelos cirurgiões plásticos nas cirurgias de transplante capilar: a FUE (Follicular Unit Extraction), ou conhecida como fio por fio, que é pouco invasiva, indolor, sem cicatrizes aparentes, tem rápida recuperação e resultados mais naturais. De acordo com o médico cirurgião plástico Julian Gorini, especialista nesse tipo de procedimento, a popularidade do transplante de sobrancelha se deve justamente aos resultados eficazes.
“O transplante de sobrancelha é altamente indicado e recomendado para quem quer uma solução definitiva, principalmente mulheres que têm sobrancelha mais fina, com falhas naturais ou algum tipo de dano causado por acidentes”, afirma Julian Gorini. O médico afirma que algumas pessoas acabam tendo problemas com cicatrizes, tatuagens e procedimentos como micropigmentações. “Ao realizarmos a cirurgia, o paciente restabelece sua autoestima”, observa o especialista. Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar (ISHRS, sigla em inglês) apontam que esse tipo de procedimento representa 11% das cirurgias capilares realizadas em mulheres e 4% em homens.

Julian Gorini explica que a técnica é a mesma do transplante capilar, inclusive retirando os folículos da mesma área doadora, geralmente atrás da nuca ou na parte posterior do couro cabeludo. “Essas áreas são regiões que não são afetadas pela calvície androgenética, então podem ser áreas doadoras”, diz. De qualquer maneira, tudo isso ser avaliado e definido a partir de uma consulta com o especialista, inclusive a definição do desenho da sobrancelha. “A extração dos fios e a implantação na área receptora são realizadas durante o procedimento, mas definidas através de um planejamento anterior.”
Para que o resultado fique natural, a implantação dos folículos capilares na sobrancelha deve obedecer ao desenho próprio de cada pessoa, levando em conta aspectos como o ângulo e a direção dos fios. Julian Gorini ressalta ainda que a recuperação é rápida, sem qualquer necessidade de internação. “Dependendo de cada caso, a pessoa pode voltar à sua rotina diária após o procedimento, sem prejudicar o dia a dia do trabalho ou de atividades pessoais”, diz. O especialista recomenda apenas evitar exercícios físicos e tomar sol durante alguns dias depois do procedimento.
Cerca de três a quatro meses após a cirurgia é que começam a aparecer os resultados. “Quando a sobrancelha, de fato, começa a crescer e preencher o espaço anteriormente falho, a pessoa percebe o resultado e isso faz toda a diferença em sua autoestima”, finaliza o especialista.