O papel da psicoterapia para o desenvolvimento humano
Compartilhe este artigo
Em 27 de agosto é celebrado o Dia dos Profissionais da Psicologia. A data foi escolhida para prestigiar a atuação de mais de 440 mil psicólogas e psicólogos e comemorar publicação da Lei 4.119, que regulamentou a Psicologia brasileira em 27 de agosto de 1962.
Luiz Mafle, professor do curso de Psicologia do Centro Universitário Una, aponta a importância crescente da psicoterapia, não só para superar problemas, mas também para atingir os objetivos de carreira e de vida. “Tivemos a chance de observar isso nos Jogos Olímpicos em Paris. Estar com o psicológico em dia e contar com o acompanhamento de psicólogos levou os grandes atletas de elite a superarem as dificuldades e serem campeões”.
O docente explica que existem diversas formas e possibilidades para contribuição do processo terapêutico. “A primeira, e mais conhecida, é conseguir superar problemas tais como ansiedade, depressão e outros transtornos mais graves, como crises de pânico e Síndrome de Burnout, entre outros adoecimentos”.
O segundo aspecto é auxiliar na manutenção dos projetos pessoais ao longo da nossa vida. “Determinadas situações podem causar ansiedade, não no sentido de adoecimento, mas condições que de alguma forma alteram demasiadamente nosso ritmo diário ou a intensidade das emoções. Então, por exemplo, seja para alcançar sucesso em um relacionamento ou no trabalho, o atendimento psicoterápico entra exatamente para ajudar a pessoa a sustentar, não desistir ou deixar de tentar tudo aquilo que ela almejou e ainda se sinta grata pelo que está construindo”.
O psicólogo evidencia o crescimento da paciência e da resiliência como alguns resultados que podem ser obtidos com o acompanhamento psicológico. “Isso ajuda a construir uma estrutura emocional para que possamos vivenciar de forma mais saudável em diversas situações desafiadoras, como lidar com as perdas, com os ganhos ou até mesmo com rotinas exasperantes”.
Luiz enfatiza a relevância da psicoterapia como um espaço de reflexão para quem busca autodesenvolvimento. “Um momento para avaliar o que desejamos, os caminhos que podemos e queremos seguir, se estamos satisfeitos com o que temos ou se é chegada a hora de fazer alguma mudança. E a perceber que a vida vale a pena ser vivida, com todas as alegrias e os obstáculos que encontramos pela frente”