Pó solto ou pó compacto: descubra em detalhes a melhor escolha para sua pele
Compartilhe este artigo
Recentemente, Bianca, mais conhecida como Boca Rosa, fez um vídeo criticando o pó solto, inclusive atribuindo a criação dele a “um homem” por não ser prático e fazer muita sujeira na hora de abrir.
Ela compara, no vídeo, com o pó compacto, defendendo essa segunda versão como mais interessante para selar a maquiagem.
O pó facial figura entre os primeiros cosméticos a serem criados no mundo. Antigamente, ele era o famoso “pó de arroz” e, sempre muito branco, era aplicado em camadas grossas como a única maquiagem do rosto.
O mercado evoluiu, tendo um grande desenvolvimento nos últimos anos, e hoje experimentamos lançamentos quase diários deste item. Mas, existe diferença entre o pó compacto e o pó solto?
Há cerca de uns dez anos atrás, eu notava essa diferença. O pó compacto vinha com cores (como ocorre ainda hoje) e tinha partículas levemente mais grossas, dando uma cobertura maior ao rosto e uma certa nuance de cor.
De fato, o pó compacto por si mesmo não muda o tom da pele da pessoa. Nessa época, amávamos a pele super matte, com “cara de maquiagem”.
Os anos foram mudando e as tendências também. Começamos a olhar para uma maquiagem mais leve, natural, com “cara de pele”. E é nesse momento que o pó solto entra, com a promessa de selar a pele sem um aspecto pesado.
Os pós translúcidos explodiram nas redes e logo as fotos de celebridades de Hollywood com o rosto “estourando no flash” vieram à tona. O pó translúcido, por ter partículas que refletem a luz, esbranquiça a pele se usado em demasia.
O mercado evoluiu, mais uma vez, e hoje temos pós soltos coloridos, próprios para cada tom de pele. E, assim como o pó solto, o pó compacto também evoluiu, tendo partículas cada vez mais finas. O que, nos dias atuais, confere praticamente o mesmo efeito se compararmos os produtos.
Eu, particularmente, usava só pós compactos e depois passei a usar só pós soltos. Acredito que para as peles maduras, o segundo ainda seja a melhor opção, por marcar menos as linhas finas e selar quase que como uma película invisível.
Recomendo também o pó solto para quem tem menos prática com maquiagem e gosta de um resultado natural. Mas, com tanta tecnologia, o pó compacto também é ótimo, exigindo talvez só um pouco mais de habilidade para um efeito “invisível”.
Ambos, portanto, cumprem muito bem sua missão e sua escolha depende mais do gosto da cliente do que de outros fatores. E você? Qual pó facial prefere?
Aqui estão algumas sugestões de pó compacto e pó solto que eu costumo usar e recomendo
Face Powder: O Toque Final Perfeito para sua Maquiagem
O Face Powder é ideal para finalizar sua maquiagem, proporcionando um acabamento leve e impecável. Com sua fórmula à prova d’água e resistente à oleosidade e ao suor, ele sela, matifica e fixa a maquiagem, garantindo maior durabilidade e uma pele aveludada com o efeito blur que amamos.
Foto: Reprodução
Pó Compacto Nars Soft Matte: Seu Aliado para uma Pele Perfeita
O pó compacto Nars Soft Matte é o segredo para alcançar uma pele impecável e matificada ao longo do dia. Desenvolvido com uma fórmula exclusiva e de alta qualidade, este produto combina eficácia e sofisticação, proporcionando um acabamento duradouro e sem falhas.
Foto: Reprodução