Especialista aponta dicas para conservação de produtos de beleza
Compartilhe este artigo
Dra. Dayoha Colombi sinaliza cuidados para melhor eficiência de resultados de produtos
Como você se sentiria se soubesse que aquele creme caríssimo que você comprou simplesmente não está fazendo nenhum efeito na sua pele? Imagine, seu skincare de todas as noites e todas as manhãs sendo um grande desperdício de tempo e dinheiro e a culpa disso podendo ser toda sua!
Na verdade, o grande vilão é a maneira como esses cremes são armazenados! Se eles ficam no seu banheiro, por exemplo, já é o primeiro indício de problema à vista! Cremes, protetores solares, séruns e loções não devem ser armazenados em locais muito quentes e com grande variação de temperatura como o banheiro, o carro ou mesmo sua bolsa! Essas condições podem mudar completamente a sua composição. Isso porque parte dos ingredientes ativos podem perder sua eficácia ou até mesmo desaparecer quando exposto às altas temperaturas, por exemplo. A Dra. Dayoha Colombi aponta dicas de como evitar colocar produtos em risco, transportando e guardando de modo correto para a garantia e eficiência do produto durante todo o uso.
- Os cremes, séruns e outros produtos destinados à pele devem ser armazenados em locais frescos e preferencialmente arejados. Deixar no banheiro, ou dentro de recipientes fechados é um erro.
- Produtos em porta-luvas de carros também ficam em risco e podem perder a eficiência.
- Se for carregar produtos na bolsa cuide para não a deixar exposta ao sol
- No período das férias, uma dica é organizar os produtos em embalagens travel size que são permitidas em malas de mãos até em voos internacionais. Desse modo poderá porcionar as quantidades necessárias para o período de férias, assim, você garante seu tratamento e seu creme fica seguro!
- Fique sempre atenta à textura do seu produto, veja se mudou alguma coisa, às vezes, você pode notar que está saindo um óleo de dentro do tubo, por exemplo, isso já é sinal de algo deu errado. Normalmente, a oxidação de um produto o faz ter alteração de textura, cor ou cheiro. Isso não significa ele fará mal a sua pele, mas poderá não mais surtir o efeito desejado.
- Outra dica importante é verificar o prazo de validade. Todos os cosméticos e dermocosméticos têm em seus rótulos as datas de validade. Pelo menos os vendidos no Brasil. Se você comprou seu produto fora do país ele pode vir sem a indicação de data ou então vir somente com a indicação de tempo de validade pós abertura que é representada pelo desenho de um franco aberto com um número seguido da letra M. Se estiver no desenho 6M por exemplo, significa que aquele produto tem validade por seis meses após aberto.
- De qualquer forma, um produto pode seguir integro mesmo após esse prazo. Vale a pena observar as características e, ao usar, prestar atenção se não causa algum tipo de incômodo. Segundo a doutora Dayoha “Eu costumo dizer que menos é mais. Gosto de produtos inteligentes que fazem mais de uma ação, e sempre indico às pacientes comprarem produtos em pequenas quantidades, assim conseguem finalizar antes do prazo de validade” finaliza.