Thallita Flor desfila look feito com rede de pesca no ‘Tiktok Awards’
Compartilhe este artigo
Produção foi desenvolvida pelo estilista e costureiro, Jonathan Tchaia, especialista em técnicas necessárias para costurar em redes de pesca
O Tiktok Awards, premiação realizada anualmente para prestigiar as personalidades que se destacaram na plataforma, reuniu convidados na noite da última quinta-feira (14), em São Paulo. Como na maioria das premiações, os looks desfilados foram um acontecimento paralelo, como o apresentado por Thallita Xavier, criadora de conteúdo, cozinheira, atriz e palhaça, que apresentou a categoria de Gastronomia juntamente da icônica Ana Maria Braga, fez questão de trazer uma produção sustentável e ativista para o palco do Tiktok Awards.
O look de Thallita veio do desejo da criadora em utilizar uma peça do projeto Marulho, responsável por resgatar redes que são descartadas no oceano e que ocasionam as pescas fantasmas – trata-se de recolhas que acontece quando os equipamentos desenvolvidos para capturar animais marinhos, como redes de pesca, linhas, anzóis, arrasto, potes, covos e outras armadilhas, são abandonados, descartados ou esquecidos no mar. “Sempre quis utilizar algo do projeto, pois tenho uma grande admiração pelo trabalho que eles realizam, quando veio o convite para o tiktok, não pensei duas vezes e pedi algo inspirado no trabalho deles” explica, Thalita Xavier.
Toda a produção foi desenvolvida pelo estilista e costureiro, Jonathan Tchaia, que por ser filho de pescador e especialista na área, possui as técnicas necessárias para costurar em redes de pesca, algo que é bem difícil de realizar.
O look tinha como base um vestido preto longo, que foi encontrado em um brechó, envolvido em uma capa de rede de pesca, além disso, os acessórios escolhidos para compor, também fazia referência ao mar, brincos e bolsa com aplicação de bóia se destacavam no look. O conceito foi fazer um alerta para os descartes incorretos de redes e equipamentos de pesca nos ambientes aquáticos, pois esses materiais de macroplástico (pedaços grandes) são os mais danosos para esses ambientes. Só o Brasil contribui com cerca de 2 milhões de toneladas de resíduos sólidos que vazam para o mar anualmente, segundo ABRELP.
No último ano, na premiação de 2022, Thallita também trouxe um look ativista, um casaco com frases que remetem às favelas do Rio de Janeiro, mostrando que a favela está ocupando grandes espaços e onde é capaz de chegar.