Balonê: consultora de imagem fala sobre o retorno dessa tendência
Compartilhe este artigo
O ressurgimento do estilo balonê já pode ser notado! Esta tendência, marcante nos anos 2005-2010 por sua volumetria estruturada e franzida, ressurgiu nas passarelas de destaque desta temporada. Diferentemente de seu passado restrito a vestidos e saias, agora, sua ressurgência abraça blusas e até mesmo calças. Apesar do volume em excesso que o balonê confere ao visual, a consultora de imagem e estilo Marina Gazolla afirma que essa nova tendência pode ser harmoniosa e equilibrada para qualquer tipo de corpo, desde que feitos ajustes adequados.
“Não gosto de generalizar que uma peça de roupa funciona ou não levando em consideração apenas o biotipo da pessoa. Precisamos levar em consideração também outros fatores, como a personalidade e a mensagem que ela deseja passar. De todo modo, existem estratégias para que possamos fazer uso de algumas tendências da moda de maneira mais harmônica e equilibrada para cada formato de corpo. Por exemplo, vestidos ou saias balonês podem adicionar volume à parte inferior do corpo, o que pode não ser interessante para quem tem corpo em formato de pera. Por outro lado, pessoas com corpo ampulheta podem investir em blusas com esse efeito para destacar a cintura. Já para mulheres de estatura mais baixa, o ideal é apostar em peças que proporcionem equilíbrio entre volume e comprimento, com a finalidade de alongar a sua imagem”, explica a especialista.
Para adotar essa tendência com elegância, sem sobrecarregar o visual, Gazolla enfatiza a importância da proporção. “O segredo para manter o equilíbrio e harmonia visual está na escolha de apenas uma peça balonê na composição. A partir daí, faça contrapontos com outras mais ajustadas ao corpo. Por exemplo, combine uma saia balonê com uma blusa mais justinha”, revela Marina. Outra estratégia é considerar o tecido da peça. “Tecidos leves e fluidos podem criar visuais mais elegantes e não tão volumosos, enquanto as versões mais pesadas ou rígidas deixam a peça com ainda mais volume”, assegura a consultora de moda e estilo.
É importante ressaltar, no entanto, que a tendência do balonê difere do estilo bufante, uma confusão comum na moda. “O balonê se refere à roupas que têm volume arredondado e são volumosas, com a parte de baixo da costura virada para dentro criando uma imagem semelhante a de um balão. Já o bufante, se concentra em partes específicas da roupa, como nas mangas ou ombros e tem efeito inchado e franzido”, conclui Gazolla, que já orientou mais de 6 mil mulheres em 33 países através do curso “Ser Chique Cabe no Bolso“, voltado para dicas de moda, proporcionando mais segurança e confiança às mulheres.
Marina Gazolla, consultora de imagem e estilo (Foto: Divulgação)
1 Comments
Comments are closed.